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Perspectivas de pesquisa sobre discalculia na formação do professor de matemática

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dc.contributor.author Siqueira, Raffael Wagner Rolim
dc.date.accessioned 2023-05-03T20:10:50Z
dc.date.available 2023-05-03T20:10:50Z
dc.date.issued 2022-11-30
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29172
dc.description SIQUEIRA, Raffael Wagner Rolim. Perspectivas de pesquisa sobre discalculia na formação do professor de matemática [manuscrito]. 2022. 34 p. Digitado. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências e Tecnologia , 2022. pt_BR
dc.description.abstract A Discalculia é tão comum como outras dificuldades de aprendizagem, atingindo cerca de 6% da população escolar, por isso a necessidade de se ter profissionais preparados para minimizar os impactos e propor intervenções pedagógicas adequadas, visto que ela compromete o desempenho escolar, a vida social e profissional do aluno. Apesar da sua importância na formação de professores de Matemática, a Discalculia é pouco explorada no cenário educacional. Sob esta perspectiva, este trabalho tem por objetivo revisar sistematicamente na literatura como a Discalculia está sendo abordada na formação de professores de Matemática. Optou-se pela pesquisa de caráter qualitativo do tipo bibliográfica que adotou, como procedimento metodológico, a Revisão Sistemática da Literatura. Foram realizadas buscas no período de maio a junho de 2022 na base de dados do Google Acadêmico. Após ser realizado um refinamento criterioso, 56 estudos retornaram da busca e, após a aplicação de critérios de inclusão e exclusão, apenas 5 foram elencados para compor a análise desta pesquisa. Na análise de dados, buscamos responder três questões principais, relacionadas a abordagem da Discalculia na formação de professores, a importância de trabalhar essa temática na formação docente e as limitações. Com a análise dos textos, evidenciamos que a Discalculia não foi abordada na formação inicial da maioria dos professores de Matemática. Quanto a importância de se abordar a Discalculia na formação docente, observamos que os conhecimentos prévios do professor colaboram para a identificação precoce da Discalculia, possibilitando minimizar os impactos causados ao longo dos anos escolares dos alunos discalcúlicos. Destacamos, entre as limitações recorrentes, a falta de preparo e domínio dos professores que não possuem em sua bagagem os conhecimentos a respeito da Discalculia; a carga excessiva de trabalho e tarefas; as péssimas condições de salário que acabam demandando tempo do profissional e impossibilitando-o de buscar formação continuada para suprir a falta de certos conhecimentos; a falta de infraestrutura e o despreparo escolar; a presença de estudantes de graduação lecionando sem ter concluído o curso, além de outros profissionais sem ter feito licenciatura. Diante do exposto, esse trabalho contribui para a conscientização da comunidade acadêmica e escolar no que tange ao conhecimento e estudo da Discalculia, para que seja dada a devida importância nas ementas dos cursos de licenciatura em Matemática e nos planejamentos metodológicos dos professores. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Daiana Estrela Ferreira Barbosa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação de Professores pt_BR
dc.subject Discalculia pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.title Perspectivas de pesquisa sobre discalculia na formação do professor de matemática pt_BR
dc.type Other pt_BR


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