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No mundo inteiro, o consumo de medicamentos tem sido cada vez maior, e principalmente após a pandemia do covid-19, o número de pessoas doentes que necessitam de medicação se tornou bastante elevado. Com esse crescimento de consumo de medicamentos ocorre consequentemente um maior armazenamento e
descarte de medicamentos, porém a maioria das pessoas não sabe a forma adequada de descarte fazendo-o de qualquer maneira. Essa forma de descarte inadequada acaba prejudicando e contaminando o meio ambiente e seres vivos. Por isso, é necessário à conscientização e sensibilização da população em relação ao
descarte correto. O presente trabalho teve como objetivo fazer um levantamento do perfil e do conhecimento prévio de alunos do ensino médio tanto da rede pública quanto da privada no que se refere ao descarte de medicamentos. Foi utilizada uma metodologia de pesquisa exploratória e descritiva de abordagem quantitativa e o estudo ocorreu no município de Campina Grande - PB. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de um questionário contendo alguns pontos que se pretendia analisar e plotados gráficos pelo Google Forms mediante as respostas dos alunos. Os resultados obtidos indicaram que a maioria das famílias dos alunos da escola pública armazenam seus medicamentos em armários (48,1%) enquanto que as famílias dos alunos da escola privada (42,4%) armazenam em um local especifico para medicamentos. Em relação aos demais questionamentos sobre à leitura da bula, data de vencimento do medicamento, efeito prejudicial à saúde humana de medicamento vencido, realização do descarte dos medicamentos, provável lugar de
descarte e se em sua cidade já observaram algum lugar de descarte, os maiores percentuais apresentaram o mesmo perfil de respostas tanto para os alunos da escola pública quanto para os da privada, indicando que independente da rede de ensino é necessário adotar o tema transversal no currículo escolar do ensino básico
para despertar o interesse e curiosidade dos alunos pelo tema e os transformarem em agentes de mudanças na comunidade escolar e externa. |
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