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Análise do descarte de medicamentos: Uma perspectiva do conhecimento de alunos da educação básica

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dc.contributor.author Silva, André Miranda da
dc.date.accessioned 2023-05-03T20:51:16Z
dc.date.available 2023-05-03T20:51:16Z
dc.date.issued 2022-12-09
dc.identifier.other CDD 372.357
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29178
dc.description SILVA, André Miranda da. Análise do descarte de medicamentos: Uma perspectiva do conhecimento de alunos da educação básica. 2022. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, 2022. pt_BR
dc.description.abstract No mundo inteiro, o consumo de medicamentos tem sido cada vez maior, e principalmente após a pandemia do covid-19, o número de pessoas doentes que necessitam de medicação se tornou bastante elevado. Com esse crescimento de consumo de medicamentos ocorre consequentemente um maior armazenamento e descarte de medicamentos, porém a maioria das pessoas não sabe a forma adequada de descarte fazendo-o de qualquer maneira. Essa forma de descarte inadequada acaba prejudicando e contaminando o meio ambiente e seres vivos. Por isso, é necessário à conscientização e sensibilização da população em relação ao descarte correto. O presente trabalho teve como objetivo fazer um levantamento do perfil e do conhecimento prévio de alunos do ensino médio tanto da rede pública quanto da privada no que se refere ao descarte de medicamentos. Foi utilizada uma metodologia de pesquisa exploratória e descritiva de abordagem quantitativa e o estudo ocorreu no município de Campina Grande - PB. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de um questionário contendo alguns pontos que se pretendia analisar e plotados gráficos pelo Google Forms mediante as respostas dos alunos. Os resultados obtidos indicaram que a maioria das famílias dos alunos da escola pública armazenam seus medicamentos em armários (48,1%) enquanto que as famílias dos alunos da escola privada (42,4%) armazenam em um local especifico para medicamentos. Em relação aos demais questionamentos sobre à leitura da bula, data de vencimento do medicamento, efeito prejudicial à saúde humana de medicamento vencido, realização do descarte dos medicamentos, provável lugar de descarte e se em sua cidade já observaram algum lugar de descarte, os maiores percentuais apresentaram o mesmo perfil de respostas tanto para os alunos da escola pública quanto para os da privada, indicando que independente da rede de ensino é necessário adotar o tema transversal no currículo escolar do ensino básico para despertar o interesse e curiosidade dos alunos pelo tema e os transformarem em agentes de mudanças na comunidade escolar e externa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dra. Vera Lúcia Meira de Morais Silva. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Medicamentos pt_BR
dc.subject Descarte incorreto pt_BR
dc.title Análise do descarte de medicamentos: Uma perspectiva do conhecimento de alunos da educação básica pt_BR
dc.type Other pt_BR


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