dc.contributor.author |
Santos, Francislândia Almeida de |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-03T21:11:26Z |
|
dc.date.available |
2023-05-03T21:11:26Z |
|
dc.date.issued |
2022-11-25 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29182 |
|
dc.description |
SANTOS, Francislândia Almeida dos. O uso da régua das frações como material didático no ensino de Matemática. 2022. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
No contexto da Educação Matemática são evidentes as pesquisas que buscam ressaltar a preponderante influência dos Materiais Didáticos usados como auxílio metodológico para a obtenção de resultados satisfatórios e significativos na aprendizagem matemática. Sabemos que algumas das dificuldades existentes no processo de ensino de frações são somadas e intensificadas pelo pouco ou ausente uso de novas metodologias de ensino. Assim sendo, objetivamos com o presente estudo, investigar os benefícios correlacionados ao uso de recursos metodológicos, que se apresentam como alternativas contribuintes para a construção do conhecimento matemático. No entanto, a presente pesquisa destina-se a apresentação do Material Didático Régua das Frações, fonte de levantamentos bibliográficos, questionamentos e investigação de sua potencialidade no tocante a compreensão do conteúdo programático frações. Além do levantamento bibliográfico e exploratório que caracteriza o presente estudo, foi realizada uma pesquisa de campo, visando observar os resultados de uma prática de ensino utilizando a Régua das Frações como fonte mediadora e facilitadora para aprendizagem, além de realizar discussões sobre a importância de haver a inclusão e adaptação de novas práticas metodológicas voltada ao ensino da Matemática. Diante das atividades, observações e intervenções realizadas no decorrer desta pesquisa, obtivemos como resultado a constatação da eficácia da Régua das Frações usada como alternativa metodológica que potencializou o aprendizado matemático dos sujeitos que participaram da investigação, contribuindo ainda para o desenvolvimento de novas habilidades, conceitos e descobertas. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Aníbal de Menezes Maciel |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Material Didático |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Régua das Frações |
pt_BR |
dc.title |
O uso da régua das frações como material didático no ensino de Matemática |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |