UEPB - Repositório Digital

O uso da régua das frações como material didático no ensino de Matemática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Francislândia Almeida de
dc.date.accessioned 2023-05-03T21:11:26Z
dc.date.available 2023-05-03T21:11:26Z
dc.date.issued 2022-11-25
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29182
dc.description SANTOS, Francislândia Almeida dos. O uso da régua das frações como material didático no ensino de Matemática. 2022. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, 2022. pt_BR
dc.description.abstract No contexto da Educação Matemática são evidentes as pesquisas que buscam ressaltar a preponderante influência dos Materiais Didáticos usados como auxílio metodológico para a obtenção de resultados satisfatórios e significativos na aprendizagem matemática. Sabemos que algumas das dificuldades existentes no processo de ensino de frações são somadas e intensificadas pelo pouco ou ausente uso de novas metodologias de ensino. Assim sendo, objetivamos com o presente estudo, investigar os benefícios correlacionados ao uso de recursos metodológicos, que se apresentam como alternativas contribuintes para a construção do conhecimento matemático. No entanto, a presente pesquisa destina-se a apresentação do Material Didático Régua das Frações, fonte de levantamentos bibliográficos, questionamentos e investigação de sua potencialidade no tocante a compreensão do conteúdo programático frações. Além do levantamento bibliográfico e exploratório que caracteriza o presente estudo, foi realizada uma pesquisa de campo, visando observar os resultados de uma prática de ensino utilizando a Régua das Frações como fonte mediadora e facilitadora para aprendizagem, além de realizar discussões sobre a importância de haver a inclusão e adaptação de novas práticas metodológicas voltada ao ensino da Matemática. Diante das atividades, observações e intervenções realizadas no decorrer desta pesquisa, obtivemos como resultado a constatação da eficácia da Régua das Frações usada como alternativa metodológica que potencializou o aprendizado matemático dos sujeitos que participaram da investigação, contribuindo ainda para o desenvolvimento de novas habilidades, conceitos e descobertas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Aníbal de Menezes Maciel pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Material Didático pt_BR
dc.subject Educação Matemática pt_BR
dc.subject Régua das Frações pt_BR
dc.title O uso da régua das frações como material didático no ensino de Matemática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta