UEPB - Repositório Digital

Utilizando a ferramenta Scratch como facilitador no entendimento de conceitos básicos de componentes da lógica de programação

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Coutinho, Joao Paulo de Andrade
dc.date.accessioned 2023-05-04T12:34:31Z
dc.date.available 2023-05-04T12:34:31Z
dc.date.issued 2023-03-03
dc.identifier.other CDD 005.13
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29195
dc.description COUTINHO, João Paulo de Andrade. Utilizando a ferramenta Scratch como facilitador no entendimento de conceitos básicos de componentes da lógica de programação. 2023. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract A lógica de programação é uma habilidade fundamental para qualquer pessoa que deseja aprender a programar. Ela envolve o entendimento de como pensar de forma lógica, ordenada e estruturada com o objetivo de desenvolver algoritmos e resolver problemas de maneira eficiente. No entanto, o desenvolvimento destes conceitos no dia a dia pode acabar criando uma barreira na evolução de muitos alunos, pois em vários casos, requer a capacidade de abstrair situações e pensar de forma abstrata, algo que muitos não estão acostumados a fazer por causa do modo de ensino que foram expostos em anos anteriores na escola. A fim de contribuir para a diminuição dessa problemática, foram realizadas pesquisas que investigaram esse cenário, e paralelamente, a busca de ferramentas alternativas que pudessem aproximar mais o aluno desses conceitos e minimizar as lacunas causadas por eles. Para isso, utilizou-se uma abordagem de comparação, resolvendo alguns exemplos detalhados entre a linguagem de programação Python - que hoje é utilizada na disciplina de Algoritmos - abarcando os componentes da lógica de programação do Bacharelado em Computação da Universidade Estadual da Paraíba e o Scratch, uma ferramenta escolhida por possuir um ambiente de programação rico em mídia e propício à quebra das abstrações. Os exemplos foram trabalhados nas duas linguagens e detalhados linha por linha, mostrando que o Scratch pode ser utilizado como facilitador no ensino dos componentes da lógica em conjunto com outras linguagens. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Edson Holanda Cavalcante Júnior pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Scratch pt_BR
dc.subject Python pt_BR
dc.subject Lógica de Programação pt_BR
dc.title Utilizando a ferramenta Scratch como facilitador no entendimento de conceitos básicos de componentes da lógica de programação pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta