UEPB - Repositório Digital

Sobre consumo e consumismo: a consumação do vazio, o ter, a logoterapia e o ser

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Lorena Bandeira da
dc.date.accessioned 2012-09-27T13:17:43Z
dc.date.available 2012-09-27T13:17:43Z
dc.date.issued 2012-09-27
dc.identifier.other CDD 658.834 2
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/291
dc.description SILVA, L. B. da. Sobre consumo e consumismo: a consumação do vazio, o ter, a logoterapia e o ser. 2011. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract O consumo, enquanto aquisição, sempre foi uma característica do homem, no entanto, ele sofreu modificações ao longo das mudanças sócio-culturais que refletem no construto valorativo de uma sociedade. O marketing, sendo um processo social que busca conhecer o comportamento e desejos do cliente, acompanha essas evoluções, reavaliando suas estratégias de mercado, baseando-se no conjunto valorativo vigente na sociedade, o ethos, a fim de atender às necessidades do consumidor de maneira lucrativa para as empresas. Sendo assim, o presente trabalho objetiva apresentar a difusão de valores pelo marketing na sociedade atual e suas conseqüências existenciais ao homem que nela se insere. Trata-se de uma revisão bibliográfica, aprofundando e relacionando o conceito de valor teorizado por Max Scheler; os de sociedade hipermoderna e do homem hiperconsumista, teorizado por Lipovétsky e os sentimentos de vazio, frustração e desenvolvimentos de neuroses, como as de angústia e obsessivo-compulsiva, à luz da Logoterapia. Torna-se relevante à medida que problematiza o posicionamento do marketing na sociedade hipermoderna e a insatisfação existencial do homem diante da busca pelo prazer como meta e princípio de sua vida, que o leva a perceber que a base de sua existência não está na vontade de prazer, mas na vontade de sentido. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Edmundo de Oliveira Gaudêncio pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Psicologia do consumidor pt_BR
dc.subject Consumo pt_BR
dc.subject Marketing pt_BR
dc.subject Sociedade pt_BR
dc.title Sobre consumo e consumismo: a consumação do vazio, o ter, a logoterapia e o ser pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta