Resumo:
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de
Residência Pedagógica são duas políticas públicas de formação inicial e continuada
de professores aliadas no processo de melhoramento da educação brasileira, em
todos níveis de ensino que proporcionam a licenciandos oportunidades de trabalhar
com diversos aspectos pedagógicos, aproximando-os das escolas públicas e de
professores atuantes da educação básica. Nesse sentido, este estudo tem como
objetivo identificar e analisar contribuições que o PIBID e o Residência Pedagógica
têm proporcionado para formação profissional e constituição da identidade de
licenciandos do Curso de Ciências Biológicas da UEPB/Campus I a fim de fortalecer
tais políticas públicas frente ao atual desenho do País. Pela natureza investigativa que
se propõe nessa pesquisa, se caracteriza como uma pesquisa qualitativa do tipo
Relato de Experiência por conter relatos e análises da vivência de residentes e
pibidianos. O aporte teórico fica por conta da Legislação Educacional mais recente
que fundamenta os aspectos necessários para a Formação Inicial de Professores.
Como resultados, os relatos mostram que tanto o PIBID como o Residência
Pedagógica, ao inserir os licenciandos de fato na realidade das escolas públicas, com
o apoio de professores mais experientes, proporcionam oportunidades que acrescem
em muito a experiência profissional desses profissionais iniciantes, tornando-os mais
preparados e seguros para o os desafios que estão por vir na sua prática docente,
entregando uma práxis que coloque os alunos como protagonistas, sabendo melhor
aproveitar os espaços das escolas públicas e incentivados à prática da pesquisa.
Descrição:
PEREIRA, Edilson Cavalcante Lourenço. Relato de experiência como bolsista nos programas de residência pedagógica e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. 2023. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.