UEPB - Repositório Digital

Relato de experiência como bolsista nos programas de residência pedagógica e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pereira, Edilson Cavalcante Lourenco
dc.date.accessioned 2023-05-04T16:51:37Z
dc.date.available 2023-05-04T16:51:37Z
dc.date.issued 2022-07-02
dc.identifier.other CDD 507.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29214
dc.description PEREIRA, Edilson Cavalcante Lourenço. Relato de experiência como bolsista nos programas de residência pedagógica e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. 2023. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Residência Pedagógica são duas políticas públicas de formação inicial e continuada de professores aliadas no processo de melhoramento da educação brasileira, em todos níveis de ensino que proporcionam a licenciandos oportunidades de trabalhar com diversos aspectos pedagógicos, aproximando-os das escolas públicas e de professores atuantes da educação básica. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo identificar e analisar contribuições que o PIBID e o Residência Pedagógica têm proporcionado para formação profissional e constituição da identidade de licenciandos do Curso de Ciências Biológicas da UEPB/Campus I a fim de fortalecer tais políticas públicas frente ao atual desenho do País. Pela natureza investigativa que se propõe nessa pesquisa, se caracteriza como uma pesquisa qualitativa do tipo Relato de Experiência por conter relatos e análises da vivência de residentes e pibidianos. O aporte teórico fica por conta da Legislação Educacional mais recente que fundamenta os aspectos necessários para a Formação Inicial de Professores. Como resultados, os relatos mostram que tanto o PIBID como o Residência Pedagógica, ao inserir os licenciandos de fato na realidade das escolas públicas, com o apoio de professores mais experientes, proporcionam oportunidades que acrescem em muito a experiência profissional desses profissionais iniciantes, tornando-os mais preparados e seguros para o os desafios que estão por vir na sua prática docente, entregando uma práxis que coloque os alunos como protagonistas, sabendo melhor aproveitar os espaços das escolas públicas e incentivados à prática da pesquisa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Márcia Adelino da Silva Dias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject PIBID pt_BR
dc.subject Residência pedagógica pt_BR
dc.subject políticas públicas pt_BR
dc.title Relato de experiência como bolsista nos programas de residência pedagógica e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta