Resumo:
Este trabalho de conclusão de curso tem como proposta a utilização da história da
matemática em conjunto com a história em quadrinho como instrumento de ensino
de matemática. Muitos estudos, como Martins (2022) e Miranda (2019) mostram os
benefícios da utilização da história da matemática e história em quadrinho na
aprendizagem, uma mostra a contextualização histórica trazendo sentido na
matemática, mostrando a causa que tal fórmula foi criada e a outra atrai
naturalmente com suas ilustrações e com palavras, principalmente os mais jovens,
além de ser o início da leitura de muitos para depois ler livros, e se juntarmos os dois
instrumentos de ensino, a aprendizagem será potencializada. Com isso, criou-se
uma HQ a partir do site pixton, baseada no livro Dewdney, A.K, 20.000 léguas
matemática e história da matemática, para mostrar de modo dinâmico a descoberta
dos números irracionais, com os elementos da HQ (roteiro, personagem, cenário
entre outros) ambientado na época que se passa a história, em que segundo Eves
(2012) foi surpreendente mais perturbador ao mesmo tempo para escola pitagórica a
descoberta dos números irracionais.
Descrição:
ALVES, Deyvson de Lucena. Crise dos irracionais em quadrinhos: um estudo sobre o uso de história da matemática em sala de aula. 2022. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.