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O uso jogo tabela maluca como proposta interativa em aulas de ciências nos anos finais do ensino fundamental

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dc.contributor.author Vieira, Joseane Felix
dc.date.accessioned 2023-05-08T19:52:24Z
dc.date.available 2023-05-08T19:52:24Z
dc.date.issued 2022-12-14
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29237
dc.description VIEIRA, Joseane Felix. O uso jogo tabela maluca como proposta interativa em aulas de ciências nos anos finais do ensino fundamental. 2022. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A gamificação é considerada um tipo de atividade lúdica onde regras, compreensão, conhecimento e estimulação são utilizados pelos professores para mitigar dificuldades dos alunos de não conseguir aprender algum conteúdo de Química nas aulas de Ciências. Para o ensino de ciências justifica-se na medida em que faz necessário a compreensão como a utilização das novas metodologias educacionais, em especial, a gamificação, que pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem de ciências, visto que a utilização de jogos é aplicada para potencializar a assimilação de conteúdos, bem como servir de estímulo ao raciocínio crítico. Deste modo, a presente pesquisa buscou analisar, a eficiência de uma atividade lúdica gamificada aplicada através de um jogo denominado “Tabela Maluca”, adaptado para contribuir no ensino do conteúdo de Tabela Periódica em nível fundamental como estratégia de aprendizagem dentro do contexto de Ensino de Química. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Geraldo Luiz de Araújo, localizada na cidade de Areial – PB, em uma turma do 9° ano, turno da tarde, num universo de pesquisa de 25 alunos. Esta pesquisa foi classificada como participante, de caráter qualitativa e utilizamos como ferramentas para analisar os dados sequência didática, questionários e a observação contínua dos participantes. A partir dos resultados foi possível observar que os alunos despertaram o interesse sobre a temática em estudo, estimulando o raciocínio, melhorando suas dificuldades. Deste modo, neste estudo, a utilização do jogo didático através da gamificação como instrumento de avaliação, promoveu o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para as práticas educacionais da atualidade no Ensino de Ciências. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Maria Elidiana Onofre Costa Lira Batista pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Metodologias lúdicas pt_BR
dc.subject Ensino de química pt_BR
dc.subject Tabela periódica pt_BR
dc.subject Gamificação pt_BR
dc.title O uso jogo tabela maluca como proposta interativa em aulas de ciências nos anos finais do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


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