dc.description.abstract |
A Educação Financeira tem como princípio o de formar e conscientizar indivíduos para que
saibam interpretar, analisar criticamente e refletir sobre situações cotidianas e tomar decisões,
com base no aprendizado de conteúdos matemáticos, considerando que este tema é importante
para a formação da cidadania, pois é fonte de conhecimento e conscientização para os
consumidores. Com isso, este trabalho tem como objetivo geral: analisar as potencialidades
pedagógicas do uso do jogo Piquenique na perspectiva da Educação Financeira. Assim, entre
diversas estratégias metodológicas optamos pelo uso do jogo matemático para ensinar
Matemática Financeira, com referência em educar os alunos financeiramente. Ao jogá-lo,
buscamos apresentar e relacionar teoria, prática e situações cotidianas com o auxílio do referido
jogo devidamente planejado para ensinar matemática Financeira na perspectiva da Educação
Financeira, cujo foco é contribuir na formação para cidadania. Tivemos como principais
suportes teóricos: D’ Ambósio; Grando e Schneider; Lorenzato, entre outros. Como resultado,
observamos muitas vantagens no uso do material citado, na construção e fixação do conteúdo
abordado com alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental II. Nesse caso, além do jogo,
utilizamos vários conceitos matemáticos, mapa mental, questionário e o uso de calculadoras. |
pt_BR |