UEPB - Repositório Digital

Potencialidades pedagógicas do jogo piquenique no contexto da educação financeira

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Rocha, Larissa Ferreira
dc.date.accessioned 2023-05-08T20:05:39Z
dc.date.available 2023-05-08T20:05:39Z
dc.date.issued 2022-11-25
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29239
dc.description ROCHA, Larissa Ferreira. Potencialidades pedagógicas do jogo piquenique no contexto da educação financeira. 2022. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A Educação Financeira tem como princípio o de formar e conscientizar indivíduos para que saibam interpretar, analisar criticamente e refletir sobre situações cotidianas e tomar decisões, com base no aprendizado de conteúdos matemáticos, considerando que este tema é importante para a formação da cidadania, pois é fonte de conhecimento e conscientização para os consumidores. Com isso, este trabalho tem como objetivo geral: analisar as potencialidades pedagógicas do uso do jogo Piquenique na perspectiva da Educação Financeira. Assim, entre diversas estratégias metodológicas optamos pelo uso do jogo matemático para ensinar Matemática Financeira, com referência em educar os alunos financeiramente. Ao jogá-lo, buscamos apresentar e relacionar teoria, prática e situações cotidianas com o auxílio do referido jogo devidamente planejado para ensinar matemática Financeira na perspectiva da Educação Financeira, cujo foco é contribuir na formação para cidadania. Tivemos como principais suportes teóricos: D’ Ambósio; Grando e Schneider; Lorenzato, entre outros. Como resultado, observamos muitas vantagens no uso do material citado, na construção e fixação do conteúdo abordado com alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental II. Nesse caso, além do jogo, utilizamos vários conceitos matemáticos, mapa mental, questionário e o uso de calculadoras. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Aníbal de Menezes de Maciel pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação financeira pt_BR
dc.subject Materiais didáticos pt_BR
dc.subject Jogo Piquenique pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.title Potencialidades pedagógicas do jogo piquenique no contexto da educação financeira pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta