Resumo:
A matemática é considerada uma disciplina muito complexa para grande parte dos
alunos, entre outros fatores, acredita-se que isso acontece devido a metodologia de
ensino que é aplicada em sala de aula. Diversos professores dos Anos Finais do
Fundamental utilizam o livro didático nas suas aulas, mas nem sempre esses livros
estão voltados para o cotidiano do aluno e nem apresentam uma metodologia
instigante para o seu aprendizado. Este fato motivou o desenvolvimento deste
trabalho, que busca analisar os livros didáticos abordam a Geometria Plana no nono
ano do Fundamental. A questão norteadora para a execução desse trabalho foi:
“Refletir sobre como é abordado a Geometria Plana nos livros didáticos no nono ano
do Ensino Fundamental.” Para isso, foi apresentado uma abordagem histórica da
Geometria e do livro didático, como também as recomendações dos Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCNs) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a
respeito do ensino da Geometria. E, por fim, realizadas algumas reflexões sobre
como os conteúdos são abordados em três livros didáticos do nono ano indicados
pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), como recurso didático nas aulas de
geometria. Nota-se que atividades feitas com o auxílio do livro colaboram com o
interesse e aprendizagem da Geometria Plana, propiciando assim ao aluno pensar,
conversar e se perguntar. Observando-se também que os livros atuais apresentam
no seu decorrer o conteúdo de Geometria Plana, o que já é bem melhor para o
aprendizado. Com tudo isso, ainda existem possibilidades de aperfeiçoamento no
ensino deste ramo da matemática.
Descrição:
NASCIMENTO, Jefferson Ricelle Silva. Reflexão sobre a Geometria Plana abordada nos livros didáticos do nono ano do Ensino Fundamental. 2022. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.