Resumo:
Este trabalho tem por objetivo, relatar experiências adquiridas no Laboratório Pedagógico: Saúde, Esporte e Lazer (LP-SEL), no Departamento de Educação Física (DEF) da instituição de ensino Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), popularmente conhecida como “Escolinha do DEF”. Este trabalho teve como objetivo relatar experiências vivenciadas pela autora como extensionista do LP-SEL. Como objetivos específicos de mostrar vivências na modalidade de Futsal do período de 2018 à 2022 no programa, comparar seu funcionamento antes e depois da pandemia de COVID-19 e avaliar o impacto das intervenções na vida dos extensionistas e beneficiários. Fundamentação teórica: o futsal é um esporte que requer aptidão, pois o espaço reduzido da quadra, unido ao peso maior da bola e a agilidade que se é praticado, faz da modalidade mais exigente em aspectos físicos, fazendo com que seus praticantes precisem ter força, noção de tempo e espaço, agilidade, habilidades e outras características. Será abordado as formas de ingresso dos participantes e o funcionamento do programa, os cronogramas e funções dos extensionistas, os recursos didáticos utilizados, as metodologias das aulas durante e após a pandemia, assim como as avaliações realizadas. Metodologia: o relato de experiência foi escolhido como modalidade de pesquisa, por permitir esclarecer aspectos subjetivos, compreender e descrever importantes variáveis. Foi utilizado um referencial teórico, no intuito de correlacionar aspectos descritos e retratados no contexto do trabalho com a literatura científica para um melhor aparato. Estas referências de caráter descritivo e exploratório foram baseadas em literaturas estruturadas, de livros e artigos científicos, obtidos em bibliotecas virtuais. O levantamento foi elaborado, a partir das bases de dados Google Acadêmico e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). A busca dos artigos deu-se por meio do uso dos seguintes descritores: “futsal”, “educação física” e “educação”. Como critério de exclusão foi realizada uma leitura do tipo exploratória, com o objetivo de verificar em que medida a obra consultada interessa à pesquisa. Posteriormente a esta etapa, realizou-se uma leitura interpretativa para organizar as relações entre os conteúdos pesquisados e demais conhecimentos. Análise dos Principais Resultados Alcançados: nos aspectos de impacto social, pessoal e relevância acadêmica. Considerações Finais: O LP-SEL proporciona uma série de benefícios a comunidade e aos discentes do DEF e os demais departamentos envolvidos. Por ser um programa de fácil acesso e disponibilizar esportes, entretenimento, saúde, bem-estar e lazer de maneira gratuita, é um ambiente em que propicia humanização, formação, qualidade de vida e atinge a vida de muitos de forma positiva. As intervenções desenvolvidas foram essenciais e indispensáveis para rechear uma bagagem de vivências e aprendizados para os extensionistas. E os impactos positivos na vida dos beneficiários do programa, que continuaram sendo assistidos a todo momento pelo trabalho desempenhado durante e após a pandemia. É com o coração recheado de imensa gratidão e carinho pelo programa, seus colaboradores e facilitadores de um trabalho tão majestoso, deixo minhas pequenas contribuições e espero que possa ter alcançado e mudado a vida de muitas pessoas para melhor.
Descrição:
SANTOS, Aline de Oliveira. Um relato de experiência do futsal no programa laboratório pedagógico: Saúde, esporte e lazer no departamento de Educação Física. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.