UEPB - Repositório Digital

Residência pedagógica: Influência na formação profissional do docente de Química

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Osvaldo Oliveira de Araújo
dc.date.accessioned 2023-05-08T21:29:32Z
dc.date.available 2023-05-08T21:29:32Z
dc.date.issued 2022-09-22
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29243
dc.description SILVA, Osvaldo Oliveira De Araújo. Residência pedagógica: Influência na formação profissional do docente de química. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho compreende trazer a relevância do programa de residência pedagógica na formação do docente pedagogo, possuindo ênfase na licenciatura em química. O PRP atua no contato direto do estudante em formação com o ambiente escolar, permitindo que o mesmo vincule teoria e a prática com o objetivo de desenvolver por meio das experiências sua própria técnica profissional, trazendo uma modernização ao processo de ensino - aprendizagem. A pedagogia é uma prática educativa que constitui o campo do aprendizado diante dos processos sociais, resultando em diversas modificações ao longo da história das civilizações e com avanço da tecnologia foram desenvolvidas novas dinâmicas educativas que atuam na diversificação da ação pedagógica, provocando alterações nas atividades desempenhadas pelo educador. A metodologia utilizada para a construção desse trabalho foi uma pesquisa bibliográfica de cunho sistemático, sendo utilizado artigos no Google Acadêmico de trabalhos publicados sobre a residência pedagógica, entre o período de 2019 a 2022. Para resultados e discussões foram selecionados 6 artigos que apresentaram as mudanças existentes na configuração da educação, sendo proposto o uso de jogos dinâmicos e lúdicos para ensinar química. Conclui-se que o programa de residência pedagógica possui grande eficácia no ensino pedagógico, propondo novos métodos interventivos de acordo com a necessidade de cada ambiente escolar, envolvendo a junção da teoria com a prática, promovendo um melhor desenvolvimento das habilidades do futuro profissional, permitindo a realização de um melhor ensino na educação nas escolas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Gilberlandio Nunes da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Residência pedagógica pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Licenciatura em Química pt_BR
dc.title Residência pedagógica: Influência na formação profissional do docente de Química pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta