Resumo:
O presente estudo teve como objetivo investigar e correlacionar o peso da mochila escolar com o peso corporal dos estudantes do ensino fundamental de uma escola da rede particular de ensino da cidade de Lagoa Seca/PB. A pesquisa se caracteriza como um estudo de campo do tipo transversal, descritivo com abordagem quantitativa de dados. A população do estudo foi composta por alunos do 5°, 6° e 7° ano do ensino fundamental, um total de 37, sendo eles 19 do gênero masculino e 18 do gênero feminino, com idades que variaram entre 10 e 12 anos. Após explicação do objetivo do estudo, os alunos e suas respectivas mochilas foram pesadas individualmente. Foram utilizados como instrumentos para a coleta de dados, uma balança digital antropométrica da marca Techline de até 150kg que serviu para a pesagem da massa corporal dos alunos, e uma balança digital suspensa de pulso que comporta até 50 kg que foi utilizada para a pesagem de suas respectivas mochilas, posteriormente os valores foram confrontados. Dos 37 escolares avaliados, 23 estavam transportando excesso de peso em suas mochilas, ou seja, estavam ultrapassando o recomendado pela literatura, que é 10 % em relação a sua massa corporal. Dos 23 que transportavam peso em suas mochilas acimas dos 10%
18 eram do sexo feminino e 19 eram do sexo masculino. Em virtude disso, os resultados deste estudo sugerem uma maior atenção a partir do ambiente escolar com políticas preventivas de conscientização acerca do peso transportado pelos alunos dentro de suas mochilas, como por exemplo, estratégias pedagógicas que fomentem o monitoramento educativo do uso e do peso adequado das mochilas pelos alunos.
Descrição:
ARAÚJO, Wellisson Alves. O peso da mochila escolar e suas implicações no controle postural de jovens estudantes. 2022. 18 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.