Resumo:
O ano de 2020 foi marcado pela disseminação global do CoronaVírus, causando impactos sem precedentes na história recente. A imersão forçada de estudantes e professores em aulas remotas Brasil a fora alterou totalmente a rotina da vivência pedagógica. Nesse contexto, o objetivo geral deste trabalho é identificar os impactos causados pela pandemia do Covid-19 na Educação Física Escolar durante as aulas remotas, apresentará também, outras tratativas secundárias como descrever possíveis dificuldades enfrentadas pelos professores da disciplina durante a suspensão das aulas presenciais, assim como, constatar se houve perca de conteúdo no âmbito educacional da Educação Física. Para a abordagem do problema desta pesquisa realizou-se uma estratégia de Revisão Bibliográfica Sistemática através de buscas de artigos relacionados à temática levantada em plataformas digitais de publicações científicas. Através dos aspectos conclusivos dessa revisão, foi possível verificar diversas dificuldades e desafios para que, tanto os docentes, quanto os discentes, pudessem permear um processo de (re) construção frente aos danos causados pelo fechamento das escolas e entidades educacionais afins. Dentro dessa moldura abruptamente imposta, as aulas remotas exerceram, inconscientemente, um papel excludente de níveis diferentes de apropriação do conhecimento.
Descrição:
OLIVEIRA, Monalisa Maria Araújo Nascimento. Dificuldades, (re) construção e adaptação dos estudantes e professores nas aulas remotas de Educação Física: uma revisão bibliográfica sistemática. 2022. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.