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Educação e Acessibilidade: os impactos do ensino remoto no contexto da pandemia da Covid-19

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dc.contributor.author Silva, Lígia Lino da
dc.date.accessioned 2023-05-09T12:25:02Z
dc.date.available 2023-05-09T12:25:02Z
dc.date.issued 2022-08-03
dc.identifier.other CDD 379.81
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29266
dc.description SILVA, Lígia Lino da. Educação e Acessibilidade: os impactos do ensino remoto no contexto da pandemia da Covid-19. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o ensino a distância e os principais obstáculos enfrentados para a efetivação do direito à educação no Brasil, seja o EAD ou o ensino remoto emergencial. O interesse pela temática do ensino a distância, se deu a partir de minha inserção em campo de estágio obrigatório em serviço social, no Centro de Referência de Assistência Social do município de Aroeiras/PB, no período de março à agosto de 2022, assim como da experiência vivida como discente da Universidade Estadual da Paraíba, onde por diversas vezes presenciamos as dificuldades de alunos e professores utilizarem as plataformas de ensino. Para realização deste estudo utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualitativa, com respaldo no referencial teórico metodológico crítico-dialético,onde foi possível compreender que o ensino a distância trouxe mudanças significativas criando uma nova realidade educacional e social, construindo novas formas de aprendizados, porém essas novas formas vão acirrar ainda mais a disputa de classe e o surgimento de novas expressões da questão social como a desigualdade educacional e digital. Sabendo que a educação é um direito de todos e dever do Estado, assim como garante a Constituição Federal de 1988 no artigo 205, o grande desafio que o cenário da Covid-19 evidenciou foi a precarização das instituições públicas de ensino para oferecer a efetivação do direito garantido por lei. A pesquisa nos permitiu identificar que assumir que as desigualdades existem e criar políticas públicas que dê acesso para que o sistema educacional funcione sem maiores danos nesse contexto, é o maior desafio enfrentado nos tempos atuais, e isso só será possível quando o governo criar um olhar de equidade, independente de classe, raça, etnia ou grupo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Aliceane de Almeida Vieira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Ensino Remoto pt_BR
dc.subject Acessibilidade pt_BR
dc.subject Pandemia COVID-19 pt_BR
dc.title Educação e Acessibilidade: os impactos do ensino remoto no contexto da pandemia da Covid-19 pt_BR
dc.type Other pt_BR


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