dc.contributor.author |
Oliveira, Elivania Araújo de |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-16T13:17:34Z |
|
dc.date.available |
2023-05-16T13:17:34Z |
|
dc.date.issued |
2022-09-09 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.891 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29288 |
|
dc.description |
OLIVEIRA, E. A. Estágio curricular supervisionado no ensino remoto emergencial: experiências vivenciadas na formação docente em Geografia. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A realização dos Estágios Curriculares Supervisionados sofreu alterações tendo em vista a
emergência sanitária da COVID-19 que impactou as mais diversas atividades, devendo-se
considerar que o âmbito educacional foi dos mais afetados com a suspensão das aulas
presenciais. Dessa maneira, este trabalho tem como objetivo apresentar as experiências
vivenciadas durante a realização dos Estágios Curricular Supervisionados (ECS) I e II do
curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I,
durante o período pandêmico. Busca-se destacar a importância dos estágios para a formação
de professores, assim como são pontuadas questões importantes relativas a este momento
formativo diante da pandemia e do Ensino Remoto Emergencial (ERE). O estudo possui
natureza qualitativa, tendo como percurso metodológico a elaboração de referencial teórico
inerente às temáticas de Ensino de Geografia, Formação de Professores e a importância da
realização dos ECSs. Além disso, contou-se com momentos de observação e inserção em
aulas remotas de Geografia possibilitando uma análise pautada na realidade em curso no
momento. A partir do estudo verifica-se que a realização dos ECSs, durante o período de
pandemia implicou em enfrentamentos para o docente em formação, a ausência do ambiente
físico da sala de aula, do contato direto com os alunos, e de toda a prática evidenciada nestes
momentos se materializa em um curto período da realização dos estágios bem como na falta
de uma base sólida de inserção na carreira profissional. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Ma. Nathália Rocha Morais |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio curricular supervisionado |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria-prática |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino remoto emergencial. |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de geografia |
pt_BR |
dc.title |
Estágio curricular supervisionado no ensino remoto emergencial: experiências vivenciadas na formação docente em Geografia |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |