UEPB - Repositório Digital

Estágio curricular supervisionado no ensino remoto emergencial: experiências vivenciadas na formação docente em Geografia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Elivania Araújo de
dc.date.accessioned 2023-05-16T13:17:34Z
dc.date.available 2023-05-16T13:17:34Z
dc.date.issued 2022-09-09
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29288
dc.description OLIVEIRA, E. A. Estágio curricular supervisionado no ensino remoto emergencial: experiências vivenciadas na formação docente em Geografia. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A realização dos Estágios Curriculares Supervisionados sofreu alterações tendo em vista a emergência sanitária da COVID-19 que impactou as mais diversas atividades, devendo-se considerar que o âmbito educacional foi dos mais afetados com a suspensão das aulas presenciais. Dessa maneira, este trabalho tem como objetivo apresentar as experiências vivenciadas durante a realização dos Estágios Curricular Supervisionados (ECS) I e II do curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, durante o período pandêmico. Busca-se destacar a importância dos estágios para a formação de professores, assim como são pontuadas questões importantes relativas a este momento formativo diante da pandemia e do Ensino Remoto Emergencial (ERE). O estudo possui natureza qualitativa, tendo como percurso metodológico a elaboração de referencial teórico inerente às temáticas de Ensino de Geografia, Formação de Professores e a importância da realização dos ECSs. Além disso, contou-se com momentos de observação e inserção em aulas remotas de Geografia possibilitando uma análise pautada na realidade em curso no momento. A partir do estudo verifica-se que a realização dos ECSs, durante o período de pandemia implicou em enfrentamentos para o docente em formação, a ausência do ambiente físico da sala de aula, do contato direto com os alunos, e de toda a prática evidenciada nestes momentos se materializa em um curto período da realização dos estágios bem como na falta de uma base sólida de inserção na carreira profissional. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Nathália Rocha Morais pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio curricular supervisionado pt_BR
dc.subject Teoria-prática pt_BR
dc.subject Ensino remoto emergencial. pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.title Estágio curricular supervisionado no ensino remoto emergencial: experiências vivenciadas na formação docente em Geografia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta