Resumo:
A realização dos Estágios Curriculares Supervisionados sofreu alterações tendo em vista a
emergência sanitária da COVID-19 que impactou as mais diversas atividades, devendo-se
considerar que o âmbito educacional foi dos mais afetados com a suspensão das aulas
presenciais. Dessa maneira, este trabalho tem como objetivo apresentar as experiências
vivenciadas durante a realização dos Estágios Curricular Supervisionados (ECS) I e II do
curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I,
durante o período pandêmico. Busca-se destacar a importância dos estágios para a formação
de professores, assim como são pontuadas questões importantes relativas a este momento
formativo diante da pandemia e do Ensino Remoto Emergencial (ERE). O estudo possui
natureza qualitativa, tendo como percurso metodológico a elaboração de referencial teórico
inerente às temáticas de Ensino de Geografia, Formação de Professores e a importância da
realização dos ECSs. Além disso, contou-se com momentos de observação e inserção em
aulas remotas de Geografia possibilitando uma análise pautada na realidade em curso no
momento. A partir do estudo verifica-se que a realização dos ECSs, durante o período de
pandemia implicou em enfrentamentos para o docente em formação, a ausência do ambiente
físico da sala de aula, do contato direto com os alunos, e de toda a prática evidenciada nestes
momentos se materializa em um curto período da realização dos estágios bem como na falta
de uma base sólida de inserção na carreira profissional.
Descrição:
OLIVEIRA, E. A. Estágio curricular supervisionado no ensino remoto emergencial: experiências vivenciadas na formação docente em Geografia. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.