UEPB - Repositório Digital

A matemática por trás do jogo dobble: uma experiência na sala de aula de matemática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Leal, Emanoel Chandler Barros
dc.date.accessioned 2023-05-18T20:12:41Z
dc.date.available 2023-05-18T20:12:41Z
dc.date.issued 2022-12-14
dc.identifier.other CDD 510.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29299
dc.description LEAL, Emanoel Chandler Barros. A matemática por trás do jogo Dobble: uma experiência na sala de aula de matemática. 2022. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo teve como escopo analisar o uso de jogos no ensino da matemática, mais especificamente o jogo (Dobble). A exploração do jogo se deu por meio de uma pesquisa de campo qualitativa, buscando responder ao seguinte questionamento de pesquisa: de que forma a utilização de jogos com características matemáticas podem auxiliar pedagogicamente no ensino da Matemática? Inúmeras são as finalidades do jogo. Diante disso, buscamos explicar que a atividade lúdica pode possibilitar ao educando levantar hipóteses, criar estratégias, aumentar a concentração, atenção, raciocínio lógico dedutivo e o senso cooperativo. Como estratégia de ensino, foi incentivada a participação dos alunos do 2° ano do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino, localizada na cidade de Campina Grande – PB a fim de problematizar o jogo Dobble na tentativa de identificar conteúdos matemáticos e revisá-los. No âmbito teórico trazemos um recorte histórico acerca do desenvolvimento do conceito de jogo e abordamos como os professores podem colaborar para a elaboração dos jogos na prática educativa. Dessa forma buscamos discutir a importância em inovar nos métodos de ensino e pontuar que os jogos tendem a ser um grande aliado no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Assim, concluímos que o uso do jogo Dobble motivou os alunos a identificarem características matemáticas, tornando o momento propício para uma revisão de conteúdos, como exemplo, análise combinatória, probabilidade e estatística. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Jair Dias de Abreu pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Uso de jogos pt_BR
dc.subject Novas estratégias de ensino pt_BR
dc.subject Jogo Dobble pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.title A matemática por trás do jogo dobble: uma experiência na sala de aula de matemática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta