Resumo:
Analisando o grande desafio que é o projeto de educação inclusiva, consideram-se marcos histórico e normativo que garantem o processo inclusivo. A educação como um direito de todos sugere a educação especial a partir de uma articulação com ensino regular, uma proposta pedagógica voltada para a inclusão. Os educadores precisam ressignificar a sua prática docente cujas atitudes possam garantir o acesso e a permanência de todas as crianças com necessidades educacionais especiais nas salas regulares com qualidade e respeitando a diversidade. O movimento mundial pela educação inclusiva é uma opção política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. A educação inclusiva constitui paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstancias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola. Ao reconhecer que as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino evidenciam a necessidade de confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las, a educação inclusiva assume espaço central no debate acerca da sociedade contemporânea e do papel da escola na superação da lógica da exclusão. A partir dos referenciais para a construção de sistemas educacionais inclusivos, a organização de escolas e classes especiais passa a ser repensada, implicando numa mudança estrutural e cultural da escola para que todos os alunos tenham suas especificidades atendidas.
Descrição:
DIAS, F. J. A inclusão escolar: uma revisão bibliográfica. 2014. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2014.