dc.contributor.author |
Dias, Francisco José |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-31T12:18:30Z |
|
dc.date.available |
2023-05-31T12:18:30Z |
|
dc.date.issued |
2014-07-19 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 370.1 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29336 |
|
dc.description |
DIAS, F. J. A inclusão escolar: uma revisão bibliográfica. 2014. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Analisando o grande desafio que é o projeto de educação inclusiva, consideram-se marcos histórico e normativo que garantem o processo inclusivo. A educação como um direito de todos sugere a educação especial a partir de uma articulação com ensino regular, uma proposta pedagógica voltada para a inclusão. Os educadores precisam ressignificar a sua prática docente cujas atitudes possam garantir o acesso e a permanência de todas as crianças com necessidades educacionais especiais nas salas regulares com qualidade e respeitando a diversidade. O movimento mundial pela educação inclusiva é uma opção política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. A educação inclusiva constitui paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstancias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola. Ao reconhecer que as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino evidenciam a necessidade de confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las, a educação inclusiva assume espaço central no debate acerca da sociedade contemporânea e do papel da escola na superação da lógica da exclusão. A partir dos referenciais para a construção de sistemas educacionais inclusivos, a organização de escolas e classes especiais passa a ser repensada, implicando numa mudança estrutural e cultural da escola para que todos os alunos tenham suas especificidades atendidas. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Prof. Dr. Marcos Antonio Barros Santos |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão escolar |
pt_BR |
dc.title |
A inclusão escolar: uma revisão bibliográfica |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |