Resumo:
Este trabalho procura ressaltar a importância do Ensino da Química no ensino regular, onde atualmente há como pressuposto para que ocorra a construção do aprendizado escolar deve estabelecer relações e interações entre o sujeito e o objeto de conhecimento. Um dos grandes desafios atuais do ensino de Química, nas escolas de nível médio, é estabelecer uma relação entre o que se ensina e o cotidiano dos alunos, uma vez que os conceitos que eles trazem para a sala de aula advêm principalmente da leitura e vivência de mundo. Há fatores que podem interferir no ensino e que são encontrados como a má formação docente, a má infraestrutura das escolas, falta de interesse e indisciplina dos alunos. Assim, o presente trabalho objetivou a realização de um estudo de campo sobre os conhecimentos e opiniões dos docentes acerca do ensino de Química nas escolas. A coleta de dados foi constituída por meio de entrevistas semiestruturadas, que foram aplicadas a professores do ensino médio de escolas públicas do município de Patos - PB. Percebe-se que os docentes têm a percepção que os problemas está nos alunos, por serem desinteressados e indisciplinados, porém, o centro do problema não é só esse, muitas vezes o professor apresenta à má formação, com uma metodologia de ensino transpassada como também a falta de apoio e baixa infraestrutura das escolas.
Descrição:
FERREIRA, V. S. A docência em química: um estudo das concepções dos professores da rede pública de Patos - PB. 2016. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2016.