UEPB - Repositório Digital

A docência em química: um estudo das concepções dos professores da rede pública de Patos - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ferreira, Viviany Soares
dc.date.accessioned 2023-05-31T13:12:51Z
dc.date.available 2023-05-31T13:12:51Z
dc.date.issued 2016-05-31
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29337
dc.description FERREIRA, V. S. A docência em química: um estudo das concepções dos professores da rede pública de Patos - PB. 2016. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho procura ressaltar a importância do Ensino da Química no ensino regular, onde atualmente há como pressuposto para que ocorra a construção do aprendizado escolar deve estabelecer relações e interações entre o sujeito e o objeto de conhecimento. Um dos grandes desafios atuais do ensino de Química, nas escolas de nível médio, é estabelecer uma relação entre o que se ensina e o cotidiano dos alunos, uma vez que os conceitos que eles trazem para a sala de aula advêm principalmente da leitura e vivência de mundo. Há fatores que podem interferir no ensino e que são encontrados como a má formação docente, a má infraestrutura das escolas, falta de interesse e indisciplina dos alunos. Assim, o presente trabalho objetivou a realização de um estudo de campo sobre os conhecimentos e opiniões dos docentes acerca do ensino de Química nas escolas. A coleta de dados foi constituída por meio de entrevistas semiestruturadas, que foram aplicadas a professores do ensino médio de escolas públicas do município de Patos - PB. Percebe-se que os docentes têm a percepção que os problemas está nos alunos, por serem desinteressados e indisciplinados, porém, o centro do problema não é só esse, muitas vezes o professor apresenta à má formação, com uma metodologia de ensino transpassada como também a falta de apoio e baixa infraestrutura das escolas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Dra. Soraia Carvalho de Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de química pt_BR
dc.subject Docentes de química pt_BR
dc.subject Escola pública de Patos pt_BR
dc.title A docência em química: um estudo das concepções dos professores da rede pública de Patos - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta