Resumo:
O presente trabalho de conclusão de curso teve por objetivo fornecer duas propostas didáticas relacionadas ao ensino e aprendizagem de funções baseada na História da Matemática. A primeira proposta didática, foi abordada como experiência vivenciada nas aulas do Ensino Médio, tendo como objetivo utilizar a História da Matemática como recurso didático, tornando as aulas mais significativas para os alunos, além de buscar sempre o seu aperfeiçoamento. Enquanto a segunda proposta didática tem como objetivo motivar os alunos envolvendo no processo de construção do conhecimento matemático. Visando apresentar uma análise sobre a questão do ensino da Matemática no cenário atual brasileiro por meio de suas metodologias, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem. Para isso, consideramos desde o período da criação humana, mostrando as necessidades e preocupações de distintas culturas e em diferentes momentos históricos, representando o grande momento da Matemática. Ou seja, relatando a sua origem e sua utilização no passado, desde o desenvolvimento da humanidade, passando também pela civilização egípcia, que ajudou a entender as situações e problemas nela envolvida, facilitando a compreensão de determinados acontecimentos. Com isso, faz-se necessário repassar aos alunos curiosidades, despertando interesse pela Matemática. Essa realidade faz com que a implementação da História da Matemática seja fundamental no currículo das escolas brasileiras, contribuindo para que o professor a apresente de forma moderna, atual e contextualizada. Portanto, o aluno tem maior participação e interação com os assuntos aplicados, a fim de obter um resultado mais satisfatório por parte deles, para que eles possam construir o saber.
Descrição:
DUARTE, Moisés Salviano. Sugestão de propostas didáticas sobre a história da Matemática. 2023. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.