Resumo:
O processo de reestruturação da educação diante do isolamento social causado pela
Pandemia da Covid-19 gerou inúmeras consequências no modo de transmissão do
conteúdo das disciplinas escolares. Nesse sentido, constata-se que as aulas remotas
tentaram suprir e impor uma “normalidade” ao que concerne a falta de um ambiente
físico como a escola, no caso da História enquanto disciplina especificamente, não há
como aplicar os conteúdos de maneira tradicional como se estivessem sendo
trabalhado no ambiente físico. O interesse pela pesquisa partiu da experiência tida
com a disciplina de estágio, qual se deu em uma escola de ensino médio no ano de
2022, através do acompanhamento de aulas de História no formato híbrido. Nesta
perspectiva, o objetivo da pesquisa remete em analisar os impactos da modalidade
remota nas aulas de história e como esses obstáculos podem ser suavizados através
de adaptações metodológicas. A pesquisa parte de uma perspectiva crítica, sendo
realizada uma pesquisa bibliográfica para o aprofundamento dos estudos. A pesquisa
também versará por meio de um questionário quali-quantitativo, com perguntas
abertas e fechadas onde os respondentes serão professores de História, acerca da
aproximação necessária com a tecnologia para o ensino remoto e sobre os desafios
encontrados por professores e alunos nessa nova forma de ensino. Por fim, serão
analisados e apresentados os resultados da pesquisa.
Descrição:
ANDRADE, A. V. S. Impacto da educação remota no ensino de história: métodos, aprendizagens e desafios. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.