Resumo:
Este artigo trata sobre cinema, enquanto recurso didático para o
ensino/aprendizagem de História, que possibilita o diálogo com os métodos
históricos. A metodologia utilizada foi a investigação a partir de diligências
bibliográficas de como os filmes retratam o contexto sócio-histórico da época em que
foram produzidos, podendo ser utilizados nas aulas de História. Para tanto, foi
analisado o filme Matilda, de 1996. Dessa forma, é importante ressaltar que o filme
retrata um cenário social, histórico e econômico. Portanto, este artigo visa analisá-lo
como um recurso didático, visto que através dele o professor de História deve
discutir com os alunos em sala de aula qualquer conteúdo do currículo que esteja
relacionado ao filme e assim estimular o aprendizado da história
Descrição:
REIS, S. L. A. O filme como recurso didático no ensino de história. 2023. 20f. Trabalho de
Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba,
Guarabira, 2023.