Resumo:
Resumo do TCC Este artigo abarca construções formativas referentes ao uso das tecnologias de
Informação e Comunicação na Prática Docente. A pesquisa tem como objetivo geral
investigar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática do
docente, analisando seus impactos no processo de ensino e aprendizagem. Para
atingir o objetivo principal elencamos três específicos: A) Identificar as principais
ferramentas e recursos digitais utilizados pelos docentes no contexto educacional. B)
Analisar o desenvolvimento de competências digitais por parte dos docentes para a
integração das TICS em sua prática educativa. C) Avaliar os impactos do uso das
TICS nas práticas pedagógicas, considerando a personalização do ensino, a
colaboração entre os alunos e a melhoria da avaliação formativa. Nesse ínterim a
pesquisa apresenta a seguinte questão de pesquisa: Como o uso das Tecnologias de
Informação e Comunicação influencia a prática do docente no processo de ensino e
aprendizagem? . para responder a indagação em questão o artigo se valeu de uma
pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, se valendo das concepções dos
seguintes autores: Fullan (2020), Kozma (2020), Pereira et al. (2021), Soares e
Almeida (2021), Gülseçen et al. (2020) e Hsu et al. (2020) e dentre outros que trazem
uma tessitura textual sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação na
prática docente. A pesquisa justifica-se pelo fato das Tecnologias de Informação e
Comunicação na prática do docente serem de extrema relevância, uma vez que as
TICS têm o potencial de transformar a forma como a educação é concebida e
conduzida. As análises contataram que as TICS têm se mostrado cada vez mais
presentes no ambiente educacional, trazendo benefícios e desafios para os
educadores.
Descrição:
NASCIMENTO, T. F. do. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS) na prática do docente. 2023. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.