UEPB - Repositório Digital

O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS) na prática do docente

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nascimento, Thaís Ferreira do
dc.date.accessioned 2023-06-12T12:04:24Z
dc.date.available 2023-06-12T12:04:24Z
dc.date.issued 2023-05-17
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29393
dc.description NASCIMENTO, T. F. do. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS) na prática do docente. 2023. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Resumo do TCC Este artigo abarca construções formativas referentes ao uso das tecnologias de Informação e Comunicação na Prática Docente. A pesquisa tem como objetivo geral investigar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática do docente, analisando seus impactos no processo de ensino e aprendizagem. Para atingir o objetivo principal elencamos três específicos: A) Identificar as principais ferramentas e recursos digitais utilizados pelos docentes no contexto educacional. B) Analisar o desenvolvimento de competências digitais por parte dos docentes para a integração das TICS em sua prática educativa. C) Avaliar os impactos do uso das TICS nas práticas pedagógicas, considerando a personalização do ensino, a colaboração entre os alunos e a melhoria da avaliação formativa. Nesse ínterim a pesquisa apresenta a seguinte questão de pesquisa: Como o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação influencia a prática do docente no processo de ensino e aprendizagem? . para responder a indagação em questão o artigo se valeu de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, se valendo das concepções dos seguintes autores: Fullan (2020), Kozma (2020), Pereira et al. (2021), Soares e Almeida (2021), Gülseçen et al. (2020) e Hsu et al. (2020) e dentre outros que trazem uma tessitura textual sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação na prática docente. A pesquisa justifica-se pelo fato das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática do docente serem de extrema relevância, uma vez que as TICS têm o potencial de transformar a forma como a educação é concebida e conduzida. As análises contataram que as TICS têm se mostrado cada vez mais presentes no ambiente educacional, trazendo benefícios e desafios para os educadores. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador : Luandson Luis da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Docentes pt_BR
dc.subject Práticas educativas pt_BR
dc.subject Ensino e aprendizagem pt_BR
dc.subject Tecnologia de Informação e Comunicação pt_BR
dc.title O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS) na prática do docente pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta