Resumo:
O presente artigo trata sobre uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. O trabalho tem como objetivo geral: Investigar o uso das metodologias ativas na educação infantil e seus efeitos nos processos de ensino e aprendizagem e para alcançar esse objetivo elegemos três específicos que são: A) Analisar as principais metodologias ativas utilizadas na educação infantil; B) Avaliar o impacto das metodologias ativas nos processos de ensino na educação infantil; C) Investigar os efeitos das metodologias ativas nos processos de aprendizagem na educação infantil. O artigo justifica-se pelo fato de trazer contribuições no processo de ensino e de aprendizagem na educação infantil com o auxílio das metodologias ativas. Partindo desse constructo buscamos responder a seguinte indagação: Como o uso das metodologias ativas na educação infantil influencia os processos de ensino e aprendizagem? Para isso, o artigo contou com uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo em educação ancorando-se prioritariamente nas nos acervos teóricos de: Moran (2018), Barbosa e Moura (2013), Freire (2000), entre outros. A pesquisa constatou que os métodos ativos são importantes recursos pedagógicos e se constituem como uma ferramenta indispensável no desenvolvimento das aulas, tornando o ensino mais criativo e prazeroso, além de tornar o aluno protagonista no seu processo de aprendizagem.
Descrição:
ALBUQUERQUE, Tamires de Lima. O uso das metodologias ativas na educação infantil: processos de ensino e de aprendizagem. 2023. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.