UEPB - Repositório Digital

O uso das metodologias ativas na educação infantil: processos de ensino e de aprendizagem

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Albuquerque, Tamires de Lima
dc.date.accessioned 2023-06-15T13:32:40Z
dc.date.available 2023-06-15T13:32:40Z
dc.date.issued 2023-05-17
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29400
dc.description ALBUQUERQUE, Tamires de Lima. O uso das metodologias ativas na educação infantil: processos de ensino e de aprendizagem. 2023. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo trata sobre uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. O trabalho tem como objetivo geral: Investigar o uso das metodologias ativas na educação infantil e seus efeitos nos processos de ensino e aprendizagem e para alcançar esse objetivo elegemos três específicos que são: A) Analisar as principais metodologias ativas utilizadas na educação infantil; B) Avaliar o impacto das metodologias ativas nos processos de ensino na educação infantil; C) Investigar os efeitos das metodologias ativas nos processos de aprendizagem na educação infantil. O artigo justifica-se pelo fato de trazer contribuições no processo de ensino e de aprendizagem na educação infantil com o auxílio das metodologias ativas. Partindo desse constructo buscamos responder a seguinte indagação: Como o uso das metodologias ativas na educação infantil influencia os processos de ensino e aprendizagem? Para isso, o artigo contou com uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo em educação ancorando-se prioritariamente nas nos acervos teóricos de: Moran (2018), Barbosa e Moura (2013), Freire (2000), entre outros. A pesquisa constatou que os métodos ativos são importantes recursos pedagógicos e se constituem como uma ferramenta indispensável no desenvolvimento das aulas, tornando o ensino mais criativo e prazeroso, além de tornar o aluno protagonista no seu processo de aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luandson Luis da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Metodologias Ativas pt_BR
dc.subject Processos de Ensino e Aprendizagem pt_BR
dc.title O uso das metodologias ativas na educação infantil: processos de ensino e de aprendizagem pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta