dc.description.abstract |
A pesquisa baseou-se num estudo descritivo com abordagem qualitativa/quantitativa. Quanto aos meios, é classificada como pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Sendo assim, a pesquisa tem como objetivo observar e refletir acerca dos desafios da prática pedagógica do professor de Educação Física em uma escola da rede pública de ensino de Campina Grande - PB. Desse modo, teve como amostra uma professora de Educação Física da rede pública de ensino de Campina Grande/PB. Dessa forma, esta foi realizada por meio de um questionário com questões fechadas. O questionário foi aplicado na escola no
dia 24 de novembro de 2022. Contudo, a pesquisa contou com 3 aulas práticas em dias e turnos diferentes a fim de que possam ser avaliados todos os alunos de todas as turmas e identificados os problemas e as dificuldades da aprendizagem de forma prática. Após análise dos dados do questionário ficou constatado a necessidade de uma atenção maior voltada à escola pública, onde possa envolver políticas públicas
tanto no ambiente escolar quanto fora deste, enriquecendo os arredores com áreas desfrutáveis a prática de atividade física, lazer e esportiva. Entretanto, no âmbito escolar é necessário maiores investimentos em recursos materiais para o desenvolvimento das aulas de Educação física, bem como melhorias na questão da
estrutura física das escolas que possam atender às reais necessidades do campo, visando tanto segurança dos docentes quantos dos alunos, uma vez que a escola avaliada situa-se em região com altos índices de vandalismo, dentre outros fatores que afetam diretamente a funcionalidade desta, bem como da disciplina de
educação uma vez que os poucos materiais ali existentes são depredados ou furtados, e, principalmente se faz necessário maior valorização dos professores da área, compreendendo sua grande relevância na construção de um ser crítico, bem como na formação de indivíduos sobre todos seus aspectos, sejam psicológicos, motores, cognitivos e/ou afetivo. A respeito do desenvolvimento psicomotor das
crianças e adolescentes avaliados na pesquisa, elas em sua maioria não têm dificuldades em realizar atividades, em contrapartida, alguns movimentos específicos há alguma dificuldade como realizar salto, agachamento e lateralidade simultaneamente, e alguns sentidos cognitivos como esquerda-direita são mais
alterados do que o normal. Conclui-se que os desafio das práticas pedagógicas na educação física vão além de uma visão excêntrica e linear do objeto, não temos como responsabilizar um fator desafio/problema apenas, pois esses desafios são formados por uma série de fatores de muitos órgãos/pessoas/gestão competentes. Percebe que a observação sobre as questões estudadas aumenta as evidências
sobre a desvalorização da área, influenciando na formação de identidade, bem como em práticas arcaicas, isso porque existe falta de infraestrutura, recursos materiais e principalmente valorização da classe. Por fim, é perceptível que a problemática possa encontrar maiores respaldos em estudos futuros que se fazem necessários para elucidar as questões ainda inconclusivas e mais ainda para esclarecer a
relação das práticas pedagógicas e suas influências na desvalorização da área no âmbito escolar. |
pt_BR |