UEPB - Repositório Digital

Os desafios das práticas pedagógicas no ensino da educação física na rede pública: teoria versus prática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Kefas Martins de
dc.date.accessioned 2023-06-26T13:59:42Z
dc.date.available 2023-06-26T13:59:42Z
dc.date.issued 2023-06-26
dc.identifier.other CDD 372.86
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29423
dc.description OLIVEIRA, Kefas Martins de. Desafios das práticas pedagógicas no ensino da Educação Física na rede pública : teoria versus a prática. 2022. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa baseou-se num estudo descritivo com abordagem qualitativa/quantitativa. Quanto aos meios, é classificada como pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Sendo assim, a pesquisa tem como objetivo observar e refletir acerca dos desafios da prática pedagógica do professor de Educação Física em uma escola da rede pública de ensino de Campina Grande - PB. Desse modo, teve como amostra uma professora de Educação Física da rede pública de ensino de Campina Grande/PB. Dessa forma, esta foi realizada por meio de um questionário com questões fechadas. O questionário foi aplicado na escola no dia 24 de novembro de 2022. Contudo, a pesquisa contou com 3 aulas práticas em dias e turnos diferentes a fim de que possam ser avaliados todos os alunos de todas as turmas e identificados os problemas e as dificuldades da aprendizagem de forma prática. Após análise dos dados do questionário ficou constatado a necessidade de uma atenção maior voltada à escola pública, onde possa envolver políticas públicas tanto no ambiente escolar quanto fora deste, enriquecendo os arredores com áreas desfrutáveis a prática de atividade física, lazer e esportiva. Entretanto, no âmbito escolar é necessário maiores investimentos em recursos materiais para o desenvolvimento das aulas de Educação física, bem como melhorias na questão da estrutura física das escolas que possam atender às reais necessidades do campo, visando tanto segurança dos docentes quantos dos alunos, uma vez que a escola avaliada situa-se em região com altos índices de vandalismo, dentre outros fatores que afetam diretamente a funcionalidade desta, bem como da disciplina de educação uma vez que os poucos materiais ali existentes são depredados ou furtados, e, principalmente se faz necessário maior valorização dos professores da área, compreendendo sua grande relevância na construção de um ser crítico, bem como na formação de indivíduos sobre todos seus aspectos, sejam psicológicos, motores, cognitivos e/ou afetivo. A respeito do desenvolvimento psicomotor das crianças e adolescentes avaliados na pesquisa, elas em sua maioria não têm dificuldades em realizar atividades, em contrapartida, alguns movimentos específicos há alguma dificuldade como realizar salto, agachamento e lateralidade simultaneamente, e alguns sentidos cognitivos como esquerda-direita são mais alterados do que o normal. Conclui-se que os desafio das práticas pedagógicas na educação física vão além de uma visão excêntrica e linear do objeto, não temos como responsabilizar um fator desafio/problema apenas, pois esses desafios são formados por uma série de fatores de muitos órgãos/pessoas/gestão competentes. Percebe que a observação sobre as questões estudadas aumenta as evidências sobre a desvalorização da área, influenciando na formação de identidade, bem como em práticas arcaicas, isso porque existe falta de infraestrutura, recursos materiais e principalmente valorização da classe. Por fim, é perceptível que a problemática possa encontrar maiores respaldos em estudos futuros que se fazem necessários para elucidar as questões ainda inconclusivas e mais ainda para esclarecer a relação das práticas pedagógicas e suas influências na desvalorização da área no âmbito escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. José Eugênio Eloi Moura pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação física pt_BR
dc.subject Escola pública pt_BR
dc.subject Qualidade de ensino pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.title Os desafios das práticas pedagógicas no ensino da educação física na rede pública: teoria versus prática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta