Resumo:
O presente estudo, de abordagem qualitativa e voltado para um estudo de caso, tem por objetivo investigar as práticas pedagógicas para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nos anos iniciais de uma escola do município de Riachão/PB. Analisar as práticas pedagógicas dos professores é uma forma de refletir como os mesmos entendem a importância desta temática no contexto educacional e em que medida as políticas públicas de ações afirmativas, sobretudo a promulgação da Lei 10.639/03, tem sido efetivada nestas instituições. Para cumprir com o objetivo proposto aplicou-se com professores dos anos iniciais, da escola pesquisada, um questionário com perguntas de múltipla escolha e outras que permitem também uma resposta aberta. Além disso, foram consideradas como base teórica algumas pesquisas relevantes sobre as abordagens relacionadas a temática da Educação Étnico-racial entre elas, os estudos de: (SOUZA, 2014) considerando a relevância da Lei nº 10.639/03-MEC para este tema; (FRANCO, 2016) trazendo uma contextualização geral sobre prática pedagógica; (MUNANGA, 2005; ARAÚJO, 2016) com discussões sobre novas propostas para o trabalho com a temática étnico-racial em sala de aula, entre outros. Os resultados apontam para algumas lacunas em termos de compreensão e aplicabilidade da temática nas práticas dos professores, evidenciada em suas falas, demonstrando, também, o desconhecimento da Lei nº 10.639/03 (BRASIL; MEC, 2003).
Descrição:
SANTOS, Rozimere Pereira Marques dos. Vivenciando, analisando e refletindo: estudo de caso sobre as práticas pedagógica voltadas à educação étnico-racial no município de Riachão/PB. 2023. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023