UEPB - Repositório Digital

Vivenciando, analisando e refletindo: estudo de caso sobre as práticas pedagógicas voltadas a educação étnico-racial no município de Riachão/PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Rozimere Pereira Marques dos
dc.date.accessioned 2023-06-27T13:12:31Z
dc.date.available 2023-06-27T13:12:31Z
dc.date.issued 2023-06-15
dc.identifier.other CDD 371.32
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29433
dc.description SANTOS, Rozimere Pereira Marques dos. Vivenciando, analisando e refletindo: estudo de caso sobre as práticas pedagógica voltadas à educação étnico-racial no município de Riachão/PB. 2023. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023 pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo, de abordagem qualitativa e voltado para um estudo de caso, tem por objetivo investigar as práticas pedagógicas para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nos anos iniciais de uma escola do município de Riachão/PB. Analisar as práticas pedagógicas dos professores é uma forma de refletir como os mesmos entendem a importância desta temática no contexto educacional e em que medida as políticas públicas de ações afirmativas, sobretudo a promulgação da Lei 10.639/03, tem sido efetivada nestas instituições. Para cumprir com o objetivo proposto aplicou-se com professores dos anos iniciais, da escola pesquisada, um questionário com perguntas de múltipla escolha e outras que permitem também uma resposta aberta. Além disso, foram consideradas como base teórica algumas pesquisas relevantes sobre as abordagens relacionadas a temática da Educação Étnico-racial entre elas, os estudos de: (SOUZA, 2014) considerando a relevância da Lei nº 10.639/03-MEC para este tema; (FRANCO, 2016) trazendo uma contextualização geral sobre prática pedagógica; (MUNANGA, 2005; ARAÚJO, 2016) com discussões sobre novas propostas para o trabalho com a temática étnico-racial em sala de aula, entre outros. Os resultados apontam para algumas lacunas em termos de compreensão e aplicabilidade da temática nas práticas dos professores, evidenciada em suas falas, demonstrando, também, o desconhecimento da Lei nº 10.639/03 (BRASIL; MEC, 2003). pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Sheila Gomes de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação étnico-racial pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Lei 10.639/03-MEC pt_BR
dc.title Vivenciando, analisando e refletindo: estudo de caso sobre as práticas pedagógicas voltadas a educação étnico-racial no município de Riachão/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta