UEPB - Repositório Digital

O ensino remoto e suas implicações no ensino de Física

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cavalcanti, Isabel Silva
dc.date.accessioned 2023-06-29T13:55:51Z
dc.date.available 2023-06-29T13:55:51Z
dc.date.issued 2023-06-20
dc.identifier.other CDD 530.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29463
dc.description CAVALCANTI, Isabel Silva. O ensino remoto e suas implicações no ensino de física. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Com o surgimento da pandemia advinda da COVID-19, as escolas, universidades, alunos e professores precisaram se adaptar a um novo modelo de ensino, o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Esse novo modelo, trouxe consigo diversos desafios e por isso se decidiu investigar o impacto do “ensino remoto no Ensino de Física” a partir da análise bibliográfica de trabalhos encontrados no banco de dados SciELO e Periódico CAPES. Para essa pesquisa, foi utilizado o termo “Ensino de Física no ensino remoto” para publicações entre os anos de 2021 e 2022 em ambos os repositórios, a fim de analisar trabalhos que tratavam do Ensino de Física aplicada ao ensino remoto quanto a sua metodologia, estratégias de aplicação, desafios encontrados e resultados obtidos. Com isso, foram encontrados 247 trabalhos em sua totalidade, onde apenas 19 foram foco de análise da pesquisa, sendo 11 deles do ano de 2021 e 8 de 2022. Foi possível observar, que o ERE apresentou desafios, como a falta de interação direta entre alunos e professores, que muitas vezes dificultou a troca de ideias. Porém, foi também uma oportunidade para que os professores pudessem desenvolver inovação, experimentação e aprimorar a comunicação. Concluiu-se, então, que o ERE se mostrou uma boa alternativa para o Ensino de Física, e acabou sendo também uma forma de estimular o desenvolvimento de habilidades autônomas nos estudantes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Ruth Brito de Figueiredo Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Pandemia pt_BR
dc.subject Ensino remoto emergencial pt_BR
dc.subject Ensino aprendizagem pt_BR
dc.title O ensino remoto e suas implicações no ensino de Física pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta