Resumo:
A utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no Ensino de Física surgem como ferramentas auxiliares nas práticas metodológicas, contribuindo significativamente no Ensino da Física. Nessa perspectiva, esse estudo tem por objetivo analisar as aplicações através do uso de simuladores PhET - Simulações Interativas no Ensino de Física centrada na temática de Mecânica no período entre 2020 a 2022. Para isso, foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica em trabalhos depositados na base de dados do Google Acadêmico, Scielo e no banco de dados da Capes, resultando na seleção de 10 produções científicas. A partir dessa categorização, foi possível analisar o conjunto de recursos utilizados pelos autores junto aos simuladores para o ensino de Física. Avaliou-se que é importante ressaltar o papel da tecnologia da informação e dos simuladores no ensino da mecânica, de forma a potencializar os meios de aplicação e a busca de uma aprendizagem significativa. Uma vez que, esses recursos facultam em ambientes favoráveis as discussões de modelos físicos e na construção de conceitos por parte dos alunos, sendo aliados na superação de obstáculos para discentes que possuem algumas limitações na compreensão de determinados conteúdos, não podendo esquecer da importância da mediação do professor em todo o processo de ensino.
Descrição:
SILVA, Lucas Oton Albino da. A aplicabilidade das TIC no ensino de física: o estudo e a inserção da Mecânica no ensino médio. 2023. 20 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.