UEPB - Repositório Digital

Formação integral de estudantes no ensino fundamental II: a aula de Educação Física revisitada

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Maria Rafaela Nunes da
dc.date.accessioned 2023-07-04T15:56:37Z
dc.date.available 2023-07-04T15:56:37Z
dc.date.issued 2023-05-30
dc.identifier.other CDD 372.86
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29513
dc.description SILVA, Maria Rafaela Nunes da. Formação integral de estudantes no ensino fundamental II: a aula de Educação Física revisitada. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O estudo tem como objetivo principal investigar o processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental II nas aulas de Educação Física, com ênfase nas habilidades e competências que visem desenvolver a formação integral dos alunos, ainda, como objetivos específicos: verificar se existe direcionamento por meio de material didático para o docente proporcionar os conteúdos da Educação Física aos alunos e investigar se as habilidades e competências tem sido contemplada na formação integral do aluno. Para o desenvolvimento da pesquisa foi delineada a seguinte questão problema: como a Educação Básica pode promover uma perspectiva integral de ensino nas aulas de Educação Física, visando a formação de sujeitos críticos e reflexivos na sociedade? A pesquisa se caracteriza como descritiva, exploratória e transversal com abordagem quanti-qualitativa. Participaram do estudo 2 professores e 16 alunos da Escola Pública Municipal Professor Luiz Gonzaga Burity, localizada na cidade de Soledade-PB. Para garantir o anonimato dos participantes, os professores foram codificados com letras (A e B), enquanto que os alunos foram identificados por números (1 a 16). Foram utilizados como instrumentos de coleta um diário de campo, um questionário para os docentes e um questionário para os discentes, contendo perguntas abertas e fechadas para ambos, com um total de 25 perguntas para os professores e 10 perguntas para os alunos. Após análise dos dados, verificou-se que há um conflito pedagógico acerca da abordagem dos conteúdos nas aulas de Educação Física, o qual aponta para o dilema persistente entre os objetivos definidos nos documentos oficias de educação e a prática docente. Acreditamos que é necessário o planejamento de estratégias de ensino que considerem todas as dimensões dos conteúdos e oportunize aos discentes uma reflexão autônoma e significativa da cultura corporal de movimento, buscando desta forma a contemplação de conteúdos variados da disciplina, compreendendo as ações dos alunos, formando cidadãos ativos, críticos e participativos na sociedade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Jozilma de Medeiros Gonzaga pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação integral pt_BR
dc.subject Educação Física escolar pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title Formação integral de estudantes no ensino fundamental II: a aula de Educação Física revisitada pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta