dc.contributor.author |
Caitano, Flávia Cesário Faustino |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-04T16:04:37Z |
|
dc.date.available |
2023-07-04T16:04:37Z |
|
dc.date.issued |
2023-04-14 |
|
dc.identifier.other |
CDD 614 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29515 |
|
dc.description |
CAITANO, Flávia Cesário Faustino. Percepções de professores e alunos do ensino médio sobre o Programa Saúde na Escola. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A escola tem como missão desenvolver processos de ensino aprendizagem podendo tornar-se
também um ambiente para ações de promoção da saúde entre outros. O Programa Saúde na
Escola (PSE) que tem como finalidade promover a qualidade de vida a estudantes de escolas
públicas por meio de ações de prevenção e atenção à saúde. Este estudo teve como objetivo
investigar a formação e o conhecimento dos alunos sobre temas relacionados a saúde bem
como, as contribuições do PSE para os alunos e professores da 3ª série do Ensino Médio em
uma escola pública da cidade de Cabaceiras-PB. Após a análise dos dados foi observado que a
maioria dos alunos conhecem o PSE, no entanto, não existe uma efetividade nas ações dentro
da escola. Quanto a presença dos profissionais de saúde na escola todos foram unânimes em
dizer que era importante, mas existe a necessidade de articulação da escola para implementar
ações educativas. No tocante a presença de profissionais de saúde na escola, mais de 70% dos
entrevistados elencaram como primordial a presença do psicólogo, fato que pode ter sido
potencializado em função do isolamento social durante a pandemia da COVID 19. Um dado
preocupante nos achados é que 57,1% dos entrevistados acham que nem todos os professores
têm condições de falar da temática saúde. Desse modo, é importante falar que o PSE é um
programa direcionado para a escola, para os alunos, mas também para dar apoio e orientação aos
professores para que possam ter também uma boa qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Pois, enquanto os gestores e professores não se sentirem capazes de promover saúde e de falar
sobre saúde na escola, por meio de conhecimentos e fortalecimento de algumas temáticas,
dificilmente terão motivação ou prazer para se envolverem em iniciativas que possam
transformar a realidade escolar e promover a saúde dos jovens dentro e fora da escola. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Profa. Dra. Jozilma de Medeiros Gonzaga |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Promoção da Saúde |
pt_BR |
dc.subject |
Prevenção e atenção a saúde |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas públicas |
pt_BR |
dc.subject |
Estudantes |
pt_BR |
dc.title |
Percepções de professores e alunos do ensino médio sobre o Programa Saúde na Escola |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |