Resumo:
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa realizada com professores da Educação Física que atuam na educação infantil. O trabalho foi realizado com base em uma amostra do município de Campina Grande – PB, localizado no Agreste Paraibano. A pesquisa teve como objetivo geral reconhecer e discutir a importância do trabalho abordando o desenvolvimento motor no âmbito das aulas de Educação Física na educação infantil e, como objetivo específico discutir os benefícios das aulas de educação física infantil para o desenvolvimento motor. A pesquisa é de caráter qualitativo e descritivo, e foi realizada com professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil, no município de Campina Grande. Foi aplicado um questionário, como instrumento de coleta de dados, em que foram feitas perguntas abertas e fechadas aos professores de Educação Física. O questionário foi composto por 05 (cinco) perguntas sobre o processo de desenvolvimento motor na Educação Física infantil, como também sobre as dificuldades encontradas em relação a esse processo de desenvolvimento motor, tendo em vista que atualmente a tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço na vida das crianças. O questionário foi disponibilizado via e-mail ou via aplicativo de mensagens. Diante disso, foi realizado um levantamento histórico da Educação Física no Brasil, como também sobre a relevância que a Educação Física tem na educação infantil, mostrando que a Educação Física é marcante para o desenvolvimento da criança, pois éa partir dela que ocorre a ampliação de conhecimentos, e todos os professores que participaram da pesquisa reconhecem e trabalha o desenvolvimento motor em suas aulas de Educação Física.
Descrição:
THOMAZ, Thaysa Mayara Souza. O desenvolvimento motor na educação infantil: contribuições da Educação Física. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.