dc.description.abstract |
O objetivo principal deste estudo é destacar a contribuição do treinamento funcional na Educação Física Escolar com base numa pesquisa de cunho bibliográfico. Dessa maneira, o trabalho foi construído a partir da triagem de artigos científicos, dissertações e teses disponíveis online nas plataformas Google Acadêmico e Scielo. A revisão bibliográfica possibilitou a conceituação e a apresentação da origem do treinamento funcional, além de apresentar informações acerca da prática da atividade, destacando seus benefícios gerais e, em específico, para crianças e adolescentes no âmbito da Educação Física Escolar. O estudo expõe, ainda, resultados da prática em solo brasileiro, comprovando que o treinamento pode ser aplicado em diversas vertentes da educação, independente da faixa etária e etapa escolar. Sendo assim, o treinamento funcional representa um ótimo instrumento para uma prática inclusiva. Por fim, nas considerações finais, destaca-se a importância do treinamento na Educação Física Escolar, quando utilizado de forma adequada à especificidade de cada discente. Com isso, reitera-se que os professores devem ser capacitados para realização da atividade de forma segura e responsável, para então propiciar um desenvolvimento físico e mental saudável para seus alunos e alunas. |
pt_BR |