Resumo:
Este estudo é um recorte da pesquisa PIBIC cota 2022/2023, sendo aprovada pelo comitê de ética em pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba, e autorizada institucionalmente mediante assinatura de termo pela secretaria de educação do município de Queimadas - PB. Tendo como objetivo, observar e analisar a tematização do conteúdo esportes na Educação Física escolar, ligada ao seu trato didático metodológico. Possuindo como instrumento de coleta de dados, a entrevista semiestruturada. Foram entrevistados 06 professores que voluntariamente participaram da pesquisa, que estavam atuando em 02 escolas da rede municipal de ensino da cidade de Queimadas - PB. Após análise das entrevistas e dos dados obtidos, foi possível perceber que existe uma preocupação dos professores em tematizar aspectos sócio-históricos do conteúdo esportes, se distanciando de uma abordagem que considera apenas elementos técnicos e táticos, que se limita a uma abordagem procedimental. Além disso, foi possível perceber uma incoerência teórica em relação a utilização das abordagens de ensino tomadas como referência, bem como, a presença de uma visão biologicista da Educação Física no que se refere ao objetivo de abordar o esporte na Educação Física escolar.
Descrição:
ARAÚJO, Bruna Agostinho da Silva. O esporte como conteúdo da Educação Física: Realidades e desafios. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.