dc.contributor.author |
Silva, Onairda Ohanna |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-07T10:53:34Z |
|
dc.date.available |
2023-07-07T10:53:34Z |
|
dc.date.issued |
2023-07-07 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.6 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29567 |
|
dc.description |
SILVA, O. O. A capoeira como símbolo de resistência e ferramenta para o ensino de língua portuguesa. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023. [Artigo] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo propor uma intervenção pedagógica a partir da capoeira, mas especificamente suas músicas e demais elementos atrelados a ela. Para explorar como e de que formas a capoeira pode ser utilizada como recurso didático e pedagógico para o ensino de língua portuguesa, este trabalho teve como metodologia a pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, afim de encontrar
documentos, leis e projetos que instituem o ensino de cultura de matriz étnico-racial na educação básica, com isso utilizamo-nos de alguns documentos que instituem o ensino desta temática, a lei 10.639/2003 , o que dizem os PCN'S, a LDB sobre a cultura afro, mais adiante destacam- se autores como Vargas (2021) e Teixeira (2018) que aplicaram projetos envolta desta temática em salas de aula, serviram de base para ressaltar que é possível utilizar a capoeira como ferramenta para o ensino de língua portuguesa na sala de aula. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Prof. Dra. Melânia Nóbrega Pereira de Farias |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Capoeira |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura afro-resistência |
pt_BR |
dc.subject |
Recurso didático |
pt_BR |
dc.title |
A capoeira como símbolo de resistência e ferramenta para o ensino de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |