Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo propor uma intervenção pedagógica a partir da capoeira, mas especificamente suas músicas e demais elementos atrelados a ela. Para explorar como e de que formas a capoeira pode ser utilizada como recurso didático e pedagógico para o ensino de língua portuguesa, este trabalho teve como metodologia a pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, afim de encontrar
documentos, leis e projetos que instituem o ensino de cultura de matriz étnico-racial na educação básica, com isso utilizamo-nos de alguns documentos que instituem o ensino desta temática, a lei 10.639/2003 , o que dizem os PCN'S, a LDB sobre a cultura afro, mais adiante destacam- se autores como Vargas (2021) e Teixeira (2018) que aplicaram projetos envolta desta temática em salas de aula, serviram de base para ressaltar que é possível utilizar a capoeira como ferramenta para o ensino de língua portuguesa na sala de aula.
Descrição:
SILVA, O. O. A capoeira como símbolo de resistência e ferramenta para o ensino de língua portuguesa. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023. [Artigo]