UEPB - Repositório Digital

Proposta didática de leitura no ensino fundamental a partir da obra Uma princesa nada boba: analisando a identidade

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barbosa, Natália da Costa
dc.date.accessioned 2023-07-07T14:05:37Z
dc.date.available 2023-07-07T14:05:37Z
dc.date.issued 2023-06-20
dc.identifier.other CDD 028
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29574
dc.description BARBOSA, Natália da Costa. Proposta didática de leitura no ensino fundamental a partir da obra Uma princesa nada boba: analisando a identidade. 2023. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo analisou a obra Uma princesa nada boba, do escritor Luiz Antonio. O foco do nosso estudo pautou-se em Analisar a identidade negra na obra “Uma princesa nada boba” de Luiz Antônio, e para isso, escolhemos a obra afro-brasileira, além de discutirmos sobre o processo de desenvolvimento da leitura infantojuvenil, uma proposta didática a partir da obra, elegemos também o conceito de identidade, por ser uma narrativa rica em ações afirmativas sobre identidade negra. Esta pesquisa está fundamentada em autores como Cosson (2006) que enfatiza a importância da leitura e do letramento literário e como desenvolver o processo de leitura, Bamberger (2008) que nos traz considerações sobre o leitor e como o professor deve mediar o processo de leitura, e Pataro (2020) que fala sobre o papel da leitura na sociedade, entre outros. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e de cunho bibliográfico. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Juarez Nogueira Lins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Identidade pt_BR
dc.title Proposta didática de leitura no ensino fundamental a partir da obra Uma princesa nada boba: analisando a identidade pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta