Resumo:
O presente estudo analisou a obra Uma princesa nada boba, do escritor Luiz Antonio. O foco do nosso estudo pautou-se em Analisar a identidade negra na obra “Uma princesa nada boba” de Luiz Antônio, e para isso, escolhemos a obra afro-brasileira, além de discutirmos sobre o processo de desenvolvimento da leitura infantojuvenil, uma proposta didática a partir da obra, elegemos também o conceito de identidade, por ser uma narrativa rica em ações afirmativas sobre identidade negra. Esta pesquisa está fundamentada em autores como Cosson (2006) que enfatiza a importância da leitura e do letramento literário e como desenvolver o processo de leitura, Bamberger (2008) que nos traz considerações sobre o leitor e como o professor deve mediar o processo de leitura, e Pataro (2020) que fala sobre o papel da leitura na sociedade, entre outros. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e de cunho bibliográfico.
Descrição:
BARBOSA, Natália da Costa. Proposta didática de leitura no ensino fundamental a partir da obra Uma princesa nada boba: analisando a identidade. 2023. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.