Resumo:
O uso de textos literários nas aulas de língua estrangeira, no caso o espanhol, configura-se como uma prática favorável para a obtenção de avanços linguísticos, por ter como função ser fonte de conhecimento, conservar e difundir uma cultura além de educar a sensibilidade artística. Desta forma, a presente pesquisa tem como objetivo geral discutir a importância do uso de textos literários nas aulas de Língua Espanhola. E como objetivos específicos: evidenciar, através de uma pesquisa bibliográfica, como o texto literário pode se tornar uma ferramenta relevante no processo de ensino-aprendizagem do espanhol; discutir o processo de mediação leitora utilizada pelos docentes para diminuir algumas dificuldades enfrentadas pelos alunos no uso de textos literários nas aulas de Língua Espanhola e enfatizar sua importância na formação cidadã dos discentes. Quanto a metodologia adotada, caracteriza-se como uma pesquisa do tipo bibliográfica, por desenvolver de forma independente um aporte teórico para este estudo. O tema conta com um arcabouço teórico como o de Bezerra, Santos e Moura (2019), Silva e Cardoso (2021), Silva (2022), entre outros autores que trazem uma significativa contribuição bibliográfica a essa pesquisa. Os resultados obtidos ressaltam a importância do tema em seu aspecto conceitual e na formação de leitores; destaca o ensino da língua espanhola e a utilização de textos literários como elementos válidos que contribuem para formação intelectual e social dos alunos; e, trazem uma abordagem reflexiva sobre o docente e o texto literário dentro do contexto mediador no ensino da língua estrangeira.
Descrição:
RIBEIRO, A. M. F. O texto literário nas aulas de língua espanhola. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023. [Artigo]