Resumo:
Este trabalho teve como objetivo refletir acerca do uso de jogos pedagógicos para o
desenvolvimento da habilidade de consciência fonológica. Como também, entender como o
mesmo pode potencializar a consciência fonológica na alfabetização. Como fundamentação
teórica, esse trabalho utiliza estudos como de: Seara, Nunes e Volcão (2019) e Lamprecht et al.
(2012), no que tanja a análise consciente das estruturas formais da língua e na capacidade de
reflexão e manipulação consciente dos sons da fala. Foram discutidos ainda, como os jogos
aplicados na intervenção didática foram relevantes em sala de aula, bem como a consciência no
nível da sílaba. Na metodologia, realizamos uma abordagem qualitativa e intervencionista na
qual aplicamos jogos pedagógicos para verificar como seria o engajamento dos alunos nesse
sentido. Discutimos os objetivos didáticos dos jogos como também os recursos (jogos lúdicos)
a serem utilizados para a intervenção. Na intervenção, o pesquisador foi o professor nos
momentos em que os jogos foram realizados. Posteriormente, nos resultados e discussões do
treinamento com os jogos, obtivemos uma maior interação entre os alunos, como também um
maior interesse entre os alunos e entre a professora da turma que começou a utilizar sites nos
quais contém atividades envolvendo a consciência fonológica, bem como nos questionou
bastante sobre como poderia usar os jogos. Encontramos alguns desvios fonológicos que
ocorreram durante aplicação dos jogos, e as dificuldades que alguns alunos mostraram em
realizar tarefas silábicas que os jogos pediam. E por fim, essa pesquisa mostrou como o uso dos
jogos potencializou o ensino de consciência fonológica nos anos iniciais, causando interação e
engajamento entre os alunos.
Descrição:
NASCIMENTO, Bruno Francisco do. Consciência fonológica na alfabetização através de jogos pedagógicos: Práticas na educação infantil. 2023. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.