UEPB - Repositório Digital

Consciência fonológica na alfabetização através de jogos pedagógicos: Práticas na educação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nascimento, Bruno Francisco do
dc.date.accessioned 2023-07-08T02:50:41Z
dc.date.available 2023-07-08T02:50:41Z
dc.date.issued 2023-06-30
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29591
dc.description NASCIMENTO, Bruno Francisco do. Consciência fonológica na alfabetização através de jogos pedagógicos: Práticas na educação infantil. 2023. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho teve como objetivo refletir acerca do uso de jogos pedagógicos para o desenvolvimento da habilidade de consciência fonológica. Como também, entender como o mesmo pode potencializar a consciência fonológica na alfabetização. Como fundamentação teórica, esse trabalho utiliza estudos como de: Seara, Nunes e Volcão (2019) e Lamprecht et al. (2012), no que tanja a análise consciente das estruturas formais da língua e na capacidade de reflexão e manipulação consciente dos sons da fala. Foram discutidos ainda, como os jogos aplicados na intervenção didática foram relevantes em sala de aula, bem como a consciência no nível da sílaba. Na metodologia, realizamos uma abordagem qualitativa e intervencionista na qual aplicamos jogos pedagógicos para verificar como seria o engajamento dos alunos nesse sentido. Discutimos os objetivos didáticos dos jogos como também os recursos (jogos lúdicos) a serem utilizados para a intervenção. Na intervenção, o pesquisador foi o professor nos momentos em que os jogos foram realizados. Posteriormente, nos resultados e discussões do treinamento com os jogos, obtivemos uma maior interação entre os alunos, como também um maior interesse entre os alunos e entre a professora da turma que começou a utilizar sites nos quais contém atividades envolvendo a consciência fonológica, bem como nos questionou bastante sobre como poderia usar os jogos. Encontramos alguns desvios fonológicos que ocorreram durante aplicação dos jogos, e as dificuldades que alguns alunos mostraram em realizar tarefas silábicas que os jogos pediam. E por fim, essa pesquisa mostrou como o uso dos jogos potencializou o ensino de consciência fonológica nos anos iniciais, causando interação e engajamento entre os alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Leônidas José da Silva Júnior pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Consciência fonológica pt_BR
dc.subject Consciência da sílaba pt_BR
dc.subject Jogos pedagógicos pt_BR
dc.title Consciência fonológica na alfabetização através de jogos pedagógicos: Práticas na educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta