UEPB - Repositório Digital

Desafios para a educação do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na sala regular de ensino

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Maria Paula Cordeiro da
dc.date.accessioned 2023-07-10T14:57:50Z
dc.date.available 2023-07-10T14:57:50Z
dc.date.issued 2023-06-28
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29605
dc.description SILVA, Maria Paula Cordeiro da. Desafios para a educação do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na sala regular de ensino. 2023. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo tem por objetivo geral refletir os desafios para a educação de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), buscando melhor assimilar o papel do professor da sala de aula regular frente à superação dos desafios identificados na turma do 5° ano B numa escola pública do município de Guarabira-PB. No que diz respeito aos objetivos específicos, a pesquisa buscou: a) Conceituar o que é o TDAH; b) Discorrer sobre as causas do TDAH; c) Expor sobre como é feito o diagnóstico do TDAH; d) Apresentar os desafios para a educação escolar de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. A metodologia deste trabalho traz uma pesquisa de cunho qualitativo de caráter exploratório. Para a coleta dos dados foi realizada observação de um estudante com TDAH e foi aplicado um questionário a uma professora do 5º ano e, a partir desses instrumentos, foi realizado um estudo de caso. Para a fundamentação teórica foram consultados sites como: Scielo, Google Acadêmico e a Biblioteca da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e textos de autores, tais como Silva (2014), Barkley (2022), Fonseca (2016) e documentos oficiais, no que se refere às políticas públicas educacionais, tais como: a Constituição Federal (1988), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), e a Declaração Mundial de Educação para Todos (1990). Por fim, para coleta de dados foi aplicado um questionário on-line com a professora da sala regular de ensino do 5° ano B. Conclui-se que o estudo sobre esta temática é relevante para compreender como ajudar na superação de dificuldades encontradas no trabalho junto aos estudantes com TDAH. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Débora Regina Fernandes Benício pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Desafios pt_BR
dc.subject Sala regular de ensino pt_BR
dc.title Desafios para a educação do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na sala regular de ensino pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta