Resumo:
O presente estudo tem por objetivo geral refletir os desafios para a educação de alunos com
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), buscando melhor assimilar o
papel do professor da sala de aula regular frente à superação dos desafios identificados na
turma do 5° ano B numa escola pública do município de Guarabira-PB. No que diz respeito
aos objetivos específicos, a pesquisa buscou: a) Conceituar o que é o TDAH; b) Discorrer
sobre as causas do TDAH; c) Expor sobre como é feito o diagnóstico do TDAH; d)
Apresentar os desafios para a educação escolar de alunos com Transtorno de Déficit de
Atenção e Hiperatividade. A metodologia deste trabalho traz uma pesquisa de cunho
qualitativo de caráter exploratório. Para a coleta dos dados foi realizada observação de um
estudante com TDAH e foi aplicado um questionário a uma professora do 5º ano e, a partir
desses instrumentos, foi realizado um estudo de caso. Para a fundamentação teórica foram
consultados sites como: Scielo, Google Acadêmico e a Biblioteca da Universidade Estadual
da Paraíba (UEPB) e textos de autores, tais como Silva (2014), Barkley (2022), Fonseca
(2016) e documentos oficiais, no que se refere às políticas públicas educacionais, tais como: a
Constituição Federal (1988), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), e a Declaração
Mundial de Educação para Todos (1990). Por fim, para coleta de dados foi aplicado um
questionário on-line com a professora da sala regular de ensino do 5° ano B. Conclui-se que o
estudo sobre esta temática é relevante para compreender como ajudar na superação de
dificuldades encontradas no trabalho junto aos estudantes com TDAH.
Descrição:
SILVA, Maria Paula Cordeiro da. Desafios para a educação do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na sala regular de ensino. 2023. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.