Resumo:
Esse trabalho tem como objetivo principal mostrar a contribuição da música
enquanto instrumento facilitador no processo de desenvolvimento cognitivo,
interação social e formação cidadã de crianças, adolescentes e jovens. Para tanto,
iremos apresentar resultados de um projeto realizado através das oficinas de música
no Centro de Referência da Assistência Social (doravante, CRAS), na cidade de
Alagoinha/PB. A razão desse trabalho se deu pela identificação das dificuldades
sociointeracionais entre os usuários das oficinas no CRAS, especificamente
relacionadas a questões que envolvem diretamente as habilidades comunicativas
tais como: ouvir, falar e ler, bem como questões de convivência, interação e respeito
entre os pares. A metodologia adotada nessa pesquisa é de cunho qualitativo e
descritivo e como aporte teórico, nos fundamentamos nas contribuições de Antunes
(2003), Catão (2010), Ferrarezi Jr (2014), Silva et. al (2020), dentre outros. Como
resultados, vimos que a música por si só não resolve todas as questões de
desenvolvimento humano, mas é importante no processo de mediação para a
formação do cidadão, se utilizada adequadamente como uma ferramenta para
inclusão social
Descrição:
OLIVEIRA, Jozam Domingos. A música como instrumento mediador para a formação cidadã: um relato de experiência. 2023, 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português), Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.